Eu sofro ao pensar na resposta desta pergunta: Quem é bom e reto, certamente ganhará os céus?

Ontem enquanto conversava com um homem em um local de trabalho, parei para refletir sobre uma frase que disse, que na verdade é muito comum pois muitos a citam o tempo inteiro:

Existem vários caminhos para alcançar a Deus, para evoluir, cada um escolhe aquele que lhe parece melhor.

Então, independente do que penso ou acho, parei para refletir sobre o que a bíblia diz o que Cristo acha. O que Ele fala a respeito? Se a sua ótica é como a minha, a saber cristã, a resposta para isso com certeza tem que estar em Jesus Cristo. Foi então que comecei a meditar em várias passagens, e hoje continuo meditando nelas, o que me faz escrever a você agora. A primeira delas, muito conhecida também é:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14 : 6)

Amados, essa frase é o suficiente para tudo, mas como há por demais interpretações para elas, vamos aprofundar nessa história! Jesus está nos falando aqui que Ele é O… Caminho, Verdade, Vida. Está dizendo que Ele é essas coisas. Quer dizer que se você quer saber qual é o caminho, está em Jesus, ou seja, você tem que caminhar por Jesus até chegar lá. Se você quer a Verdade, saber da verdade, você precisa saber de Jesus, se quer andar em verdade, você tem que andar em Jesus. Se você quer a vida, você na verdade quer Jesus. Se quer viver, você precisa de Jesus todos os dias, todas as horas, todos os minutos, porque se você precisa de vida, precisa de Jesus, se precisa viver, você precisa “Jesuar” (desculpe o termo, mas é porque eu acredito que ele ajuda muito a entender o que pretendo. E aliás, deixar claro que não foi jejuar, mesmo que possa fazer parte!).

E por último, Caminho, Verdade e Vida são os caminhos para Deus, o Pai. Ou seja, existem 3 caminhos: Caminho, Verdade, Vida. Que entemos que são Jesus, Jesus e Jesus. É por isso que Ele completou, ninguém vem ao Pai, se não for por mim. Que maravilhoso isso.

Mas sabemos de um fato, poucas pessoas entendem dessa forma, querem apelar para uma forma abstrata que provavelmente Jesus tivesse adotado. “Na verdade, Ele quis dizer que seguíssemos seus exemplos, ou o que ele disse, quem sabe parte do que disse, como ser bom e reto. Íntegro e justo. Enfim, ser bom, o que na verdade todos temos noção do que seja…” teria dito uma pessoa.

Porém, eu prefiro aprofundar nas passagens cristãs de nossa bíblia, aliás, Jesus citou muito a bíblia como verdadeira e certa. E esta mesma bíblia diz:

Como está escrito: não há um justo, nem um sequer. (Romanos 3 : 10)

Sabem o que isso quer dizer? Aquilo que qualquer espelho que não fosse superficial também diria: nós não somos tão bom quanto imaginamos ou gostaríamos de ser. Fazemos coisas erradas e ruins, e ainda, já cometemos muitos erros, fizemos coisas ruins, fomos injustos, rudes, grossos, erramos e pecamos. Ou seja, se dependermos de nós, do que nós somos, e não de como gostamos de apresentar o que somos, observamos que a nossa integridade, retidão e bondade não nos garante nada, aliás, nos garante o salário do pecado, que é a morte, como já nos explicava Paulo.

Mas eu continuo sabendo que muitos mesmo assim não concordam, acham que o entendimento é outro, na verdade, não importa qual, contanto que não seja esse, pois pode parecer radical, ou coisa do tipo. Aquelas coisas que falamos ou ouvimos: “Deus não pode ser mal assim”, “Deus não pode ser injusto de tal forma”, “Mas e …”.

O que sabemos sobre bondade, justiça e amor para falarmos de Deus? Ao contrário, o que sabemos é sobre a maldade, sobre a injustiça, sobre o errado, sobre as barbaridades, sobre o que ouvimos 24 horas por dia nos jornais, noticiários, ou simplesmente observando nossa casa!

Mas eu glorifico a Deus porque Ele nos deixa claro aquilo que precisamos saber. Jesus não precisa de mil interpretações. Se simplesmente lermos a sua palavra, saberemos o que Ele pensa, e o que deixou para nós. Se lemos somente um texto, uma palavra, uma passagem, podemos ficar sim com grandes dúvidas.

Mas para fecharmos sem dúvidas, vamos analisar dois ângulos, o primeiro deles eu sei que também ainda é discutível, ou pelo menos indigna bastante aqueles que acreditam na máxima: “seja bom e reto, e estará nos céus”, e esta é encontrada nos evangelhos, em um momento crucial da história de Cristo, a sua crucificação.

Ele não estava lá sozinho. Ao contrário, existiam 2 homens ao lado de Cristo, aparentemente do mesmo tipo: ladrões.

Mas um deles, cria nesta máxima que muitos creem, e nela, estava o seu julgamento. Já que a salvação está em ser reto e bom, ele já estava condenado mesmo, estava ali como fruto de suas obras, e deveria descer direto para o inferno.

Porém o outro viu algo diferente em Jesus. Viu nele um rei, e queria ser servo daquele reino. Admitiu ali as suas limitações. Quem de nós sabemos como foi sua vida, e o que o fez parar ali? Mas Jesus sabia. E este rapaz viu em Jesus um caminho no fim do tunel, ou quem sabe uma luz no fim do túnel. Como nos entristece quando uma pessoa só consegue enxergar a sua limitação e a sua dependência de Deus quando está nas últimas.

Já observaram como existe um interesse tão maior das pessoas em ouvir aquele cidadão com uma bíblia debaixo dos braços, quando estão nas UTIs ou CTIs da vida? Será que é preciso que o corpo se fragilize de tal forma para que possamos observar a nossa fragilidade? O que sabemos dizer é que felizmente este homem alcançou aos céus, não por ser bom ou reto, mas porque Ele aproveitou do grande amor e graça daquEle que estava ao seu lado, a saber aquele que, imaculado, sem pecados, se fez pecado por todos aqueles que o admitissem como Senhor e Salvador.

Mas… pelo menos eu, já ouvi muitos, mesmo assim, falarem que continuam achando que não é bem assim, aliás, o calvário é uma grande dúvida e coisa sem sentido para tais. Então, eu prefiro meditar em outra passagem bíblica, e essa é bem direta. Muitos quando leêm somente esta parte da bíblia, preferem meditar em outras coisas, mas nós, que já sabemos em que estamos meditando, qual o assunto, não vamos deixar de sermos abençoados com esta maravilhosa passagem. Inclusive peço licensa para colocar a íntegra dela aqui, mesmo que extenda ainda mais o nosso estudo, pois é totalmente digna, e ela está no evangelho de Marcos, no capítulo 10, e é intulada de O jovem rico:

17 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um que é Deus.

19 Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.

20 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.

21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então vem e segue-me.

22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

Essa passagem é interessante, porque o grande foco dela é o dinheiro, onde o grande foco deveria ser a salvação. Jesus continua falando com os discípulos a cerca do perigo  das riquezas, que dificilmente entrarão no reino de Deus os que as têm.

Agora eu me pergunto, quais riquezas são essas? Serão riquezas somente o dinheiro, o ouro e a prata? Ou existem outras grandes riquezas para homens e mulheres diferentes? Uns sonham com o dinheiro, outros sonham com mulheres, ou com uma mulher que idolatre. Uns sonham com as drogas, outros sonham com a bebida. Outros com a carreira profissional. E porque não dizer com o poder? E não as trocam por nada. Será que se essas pessoas se encontrassem com Jesus, e também observassem os mandamentos, o que Jesus diria para elas? Falta-te somente uma coisa: vende o seu pequeno apartamento? Venda a sua TV parcelada, e a sua cama? Venda hum … talvez não tenha o que vender. Eu imagino que Ele diria: Falta-te uma coisa, afasta-te da mulherada e segue-me, ou largue as drogas e siga-me, ou ainda, falta-te uma coisa, pare de beber e me siga. Uma das minhas preferidas é: falta-te uma coisa, largue o teu egocentrismo, a tua soberba, a tua ciência, e segue-me.

Amados, a bíblia diz que onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração. E este tesouro não é único, mas deveria ser único, a saber, Jesus Cristo. Está entendendo?

Talvez você esteja abismado com esta palavra, e na verdade, os discípulos também ficaram, e esteja perguntando a si mesmo, o mesmo que eles estavam:

26 Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo?

27 Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens, é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

Inclusive dar o seu único filho para ser morto em seu lugar.

Se você é Cristão, você a partir de hoje não vai mais falar que encontrará o reino dos céus sendo bom e reto, como única premissa necessária e eficaz. Você também vai entender que ser Cristão não é seguir os ensinamentos de hoje, visto que este jovem seguia de tal forma que Jesus o amou ali pelos seus atos! Que fantástico isso.

Se você é Cristão, vai lembrar das palavras do Senhor, onde Ele afirma que para os homens é impossível se salvar, mesmo tentando ser reto, bom, íntegro.

Se você é Cristão, vai se entristecer comigo, sabendo que quantos não estão nesse engano, em seu dia a dia buscam com todas as forças vencer as dificuldades da carne, e ser uma pessoa melhor, reta, íntegra. Jesus ama a todas essas pessoas, e com certeza, todas estas um dia ouvirão Jesus falar, através de alguém, através de sua palavra: falta-te uma coisa, abandone o que há de mais importante na sua vida, que seja mais importante do que Eu, se for algo de valor, dê a quem precise, por amor de mim, então terá um tesouro nos céus, e vai, e segue-me, e conseguirá vencer de vez as obras da carne, e transcender aos frutos do espírito, confundindo-se de tal forma com Cristo, que muitas vezes verão a Ele e não a ti, pois como João Batista já dizia, me convém diminuir para que Ele cresça.

Se você é Cristão, e não entende o que estou falando, você precisa falar com Deus: Senhor, eu preciso de um verdadeiro encontro com o Senhor. Mas eu preciso de um encontro como aquele que Paulo ou Saulo teve. Pois ele era religioso, seguia piamente aquilo que cria e acreditava, tinha convicção que agia a favor de Deus, enquanto matava os cristãos e os perseguia. Qual é a sua convicção hoje? Se é uma convicção, você pode estar errado tendo a plena certeza que está certo. Diga que precisa de um encontro como este, para também ser aquilo que Paulo jamais imaginou. Ele conseguiu saber viver no muito e no pouco, coisa que talvez jamais imaginasse, como com certeza o jovem rico jamais imaginou. Conseguiu ser o pai da igreja. Que igreja? Ainda mais essa, a igreja gentílica, a igreja de homens que em teoria, não eram filhos de Abraão, mas com certeza, filhos de Deus.

Este recado é para você, em meio a este sentimento que tenho de tristeza e angústia, que surja um sentimento de vida e renovação. De homens e mulheres que leram esta palavra, e entenderam que precisam mais do que acham que podem ser por si mesmo. Dependem de Deus, pois a Ele tudo é possível, e Ele pode te transformar, pode escrever o seu nome no livro da vida, pode mudar aquilo em você, que talvez esteja causando essa angústia, esse sentimento em você que você o remoi por dias, meses, anos.

Na verdade não importa quem você foi, quem você é, quem você pensa que é, ou quem você quer demonstrar que é para a sociedade. O que importa é quem Jesus foi, e o melhor, o que Ele fez por você.  Ele suou sangue pelas suas angústias no jardim do getsemani, Ele foi  condecorado rei dos judeus, com uma coroa cheio de cravos dos seus pecados. Ele apanhou pelos seus pecados, e foi humilhado por sua causa. Ele carregou uma cruz que não era para ele, mas para nós. Ele ali foi crucificado, cravos em suas mãos, prego em seus pés, um sangue santo foi vertido naquela cruz. Por que tudo isso? Porque ele disse que para Deus era possível, e assim foi cumprido. Ele tomado pelos meus e pelos teus pecados, Ele gritou e clamou, Pai, porque me abandonaste!

Para que hoje, nós possamos confessá-lo como nosso Senhor, que tem vida para nós dá, e como Salvador, para que esse preço valha também na minha vida. Ele é o único caminho, porque Ele é o único que foi santo de quando nasceu até sua morte, e por isso, por ser imaculado, Ele não tinha um preço sequer a pagar, então tudo foi convertido em crédito, para ser usado por nós, através de seu imenso amor e graça.

Hoje Ele é nosso advogado, chegará o dia em que será juiz. E nesse dia, Ele não julgará, mas a sua própria palavra nos julgará. E essas palavras já foram lançadas. Hoje podemos renegá-las, e tomar sobre nós a condenação. Ou podemos recebê-las e invocá-las, e tomar sobre nós a salvação.

Alguém pode perguntar para Paulo se ele preferiria voltar para para sua vida antiga? Alguém pode perguntar para Pedro se ele preferiria sua antiga vida? Não podemos. Mas podemos perguntar para muitos homens de Deus hoje. Mas na verdade, não é necessário, pois observamos que foram até o fim, completaram a carreira, lutaram o bom combate, guardaram a fé.

Acha que na tua vida seria diferente? Na minha, não.

Sofro ao pensar nesta resposta. Me alegro, em saber que hoje está lendo! Que esta palavra não torne vazia em sua vida!

Em Cristo,

Ricardo de Magalhães Cruz
27 de fevereiro de 2010

Para meditarmos, letra de uma banda americana evangélica:

If I Had To Die For Someone
Petra
Composição: Bob Hartman

I wear my seatbelt in the car I buckle up for safety Eu uso cinto de segurança no carro por segurança
I run for cover from the storm Eu procuro por teto durante tempestade
I wear a band aid on my knee I look both ways when crossing and Iflee Eu uso band-aid no meu joelho eu olho para os dois lados quando atravesso a rua e fujo
Any danger I can see Quando vejo qualquer tipo de perigo
And if I try each day to save my life in every way I can
How could I understand the way
You died for me
(Chorus) E se eu tentar salvar a minha vida todos os dias de todas as maneiras que posso
‘Cause I don’t know if I could even if I think I would Como poderia entender a maneira
If I had to die for someone Que você morreu por mim
If I had to die for someone else
How could I ever give my life to set the guilty free
When I cannot imagine
If I had to die for someone else like me
Someone else like me
I keep away from falling rocks and I don’t play with matches Porque eu não sei se conseguiria ou mesmo se eu deveria
I lock the door I don’t know why Se eu tivesse que morrer por alguém
It seems to me I’m much too old to wear a scarf out in the cold Se eu tivesse que morrer por outro alguém
But I want to live until I die
I guess I love my life a little more than I should love it
And if I had to I don’t know if I could
Lay it down
And I am glad that You are not at all like me Como é que eu poderia dar minha vida para libertar o cativo
‘Cause You laid down Your life and did it willingly Quando eu não consigo imaginar
It still amazes me to know Se eu tivesse que morrer por outra pessoa como eu
It’s me that You were thinking of Outra pessoa como eu
No One else could have a greater love
Eu fico longe de avalanches e não brinco com fósforos
Eu tranco a porta, não sei porque
Para mim parece que estou velho demais para usar um cachecol quando está frio mas
Eu quero viver até morrer
Eu acho que amo a minha vida um pouco mais que eu deveria amar
E se eu tivesse acho que eu não poderia
Sacrificá-la
E eu estou feliz porque você não é como eu
Porque você deu sua vida e a deu porque quis
Ainda me deixa abismado
Que você fez isso pensando em mim
Ninguém poderia ter um amor maior
Anúncios

3 comentários sobre “Eu sofro ao pensar na resposta desta pergunta: Quem é bom e reto, certamente ganhará os céus?

  1. ja deu para perceber que você é realmente uma nova criatura nascida de novo e cheio do Espiríto Santo e batizado com fogo , que o amor de Deus super abunde em coraçao.

  2. Muito linda a Mensagem, era realmente o que eu precisava ler para acalmar esse meu Coração, cada dia mais eu estou vendo como é Bom ter Deus na Minha Vida…é Muito bom mesmo! só Deus na minha vida para acalentar esse meu coração.

  3. Muito bom esse comentario meu esposo é exatamente assim, mais luto pela restauração do meu casamento, gostaria de uma resposta meu imail é …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s