Natal: Os reis magos chegaram a Jesus aproximadamente dois anos depois de seu nascimento?

Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.” (Mateus 2:16)

Tenho estudado e lido a respeito de muitos questionamentos sobre o Natal, nascimento do Senhor Jesus, e infelizmente muito tenho me chateado a respeito. Mas hoje vamos ver um dos enganos que tem se falado por aí. Terá sido o encontro entre os reis magos e o menino Jesus acontecido somente após dois anos de seu nascimento, como o versículo de forma isolada tenta propor? Não, a resposta é não.

A bíblia nos fala três pontos importantes para observarmos, que se encontram no mesmo capítulo do referido evangelho. O primeiro é:

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (versos 1 e 2)

Aqui nos mostra claramente que ao nascer o Senhor Jesus, os reis magos já estavam em Jerusalém à procura do recém-nascido.

O segundo ponto é que se eles já sabiam que o Senhor Jesus iria nascer em Belém, não havia necessidade de que Deus colocasse à disposição uma estrela para indicar o local, se não fosse para justamente mostrar o exato local onde o Senhor nascera, e não simplesmente levá-los a cidade onde já sabiam que seria. Vejam o que responderam ao serem inquiridos por Herodes:

Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta” (verso 5)

Logo, a estrela não os levaria ali, sendo redundante, para depois passarem dois anos procurando o menino Jesus.

Por último, e o mais importante, é que Herodes mandou matar os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos (verso 16), não porque os magos disseram que já havia dois anos que o Senhor Jesus havia nascido, não. Este erro terrível não aconteceria a muitos intérpretes se estivessem buscando a explicação na própria bíblia, e não na história. A resposta está no versículo sete:

Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.” (verso 7)

Nós já vimos que Herodes encontrou com os magos assim que o Senhor Jesus acabara de nascer (versos 1 a 4). Porém, a estrela já se apresentava aos magos por volta de dois anos. Como os magos não lhe deram resposta a respeito do Senhor Jesus, e ele sabia que por já dois anos a estrela se apresentava, chegou à conclusão de que o menino poderia então já ter dois anos de idade e por isso mandou matar os meninos de dois anos para baixo. Lembre-se, a palavra precisão é indicada ao tempo da estrela. Se ela fosse indicada a idade de Jesus, Herodes teria mandado matar somente os meninos de dois anos de idade, e não dois anos para baixo.

O intuito deste texto, que talvez nós venhamos a seguir explicando o que muitos andam falando por aí, em cima de estudos da história e querendo colocar trechos bíblicos que podem ser encaixados para justificar o que afirmam, é totalmente contrário aquilo que a bíblia nos ensina como o verdadeiro caminho para o evangelismo, para pregar as boas novas. Aquém de estarem usando da história para libertar alguém, deveriam saber que o termo verdade usado na bíblia trata-se da palavra de Deus e não da história.

Que Cristo Jesus os abençoe, hoje e sempre.

Ricardo de Magalhães Cruz ( 22 de dezembro de 2008 )
ricardo.dmc@gmail.com

Texto Bíblico: Almeida, Revista e Atualizada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s