Intercessão dos Santos

Sobre este assunto muito debatido, vamos colocar aqui nosso entendimento bíblico de maneira que você possa saber exatamente o que é, ou o que deveria ao menos ser, a intercessão dos santos.

Para escrever a respeito, pesquisei muito na bíblia a respeito, e depois andei lendo alguns artigos na internet. E o interessante é que eu ficava assustado ao ler tantas coisas, e me perguntava como era possível tal entendimento, até que vi a resposta em um dos artigos o porquê de muitos não entenderem o certo sobre a bíblia: Isto também se deve à ignorância sobre o que ensina a Igreja Católica.

Se eu entendo alguma coisa sobre a bíblia, lá deixa bem claro de que o entendimento a respeito das coisas de Deus vem das escrituras sagradas, e da revelação de seu Espírito Santo. Entender uma doutrina, para depois e com base nisso, aprender sobre as escrituras sagradas, é por si só, direcionar e contextualizar a leitura. Principalmente para leituras picadas. Não devemos ler a bíblia para defender os nossos interesses ou interesses de uma instituição ou religião, mas sim para permitirmos absorver e nos enriquecer do que a palavra de Deus tem para falar em nossos corações.

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.”  (I Pedro 4 : 11)

Então para começarmos nossa meditação, este versículo nos deixa claro qual deve ser a nossa posição, e ela deve ser conforme palavra de Deus e poder que Ele nos dá. Também deixa claro para o que tudo deve ser feito? O que é o tudo? O nosso viver, o nosso agir, o nosso pensar, o nosso refletir, o nosso orar. E para o que deve ser feito? Para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence toda a glória.

Amados, a bíblia deixa clara que toda a glória deve ser dada a Cristo Jesus. A bíblia nos deixa claro que todos os sinais, prodígios, maravilhas, profecias, servem para o povo se achegar a Deus, reconduzir o povo a Deus, e qual é o único caminho? Jesus Cristo, portanto os sinais, maravilhas, prodígios, curas, são feitas através de Deus única e exclusivamente em nome do Senhor Jesus, e para que? Para que busquem mais de Jesus e então encontrem o caminho que reconduz a Deus, e encontrem salvação e vida eterna. O Senhor mesmo disse:

Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.” (Isaías 42 : 8)

Para isso, precisamos então estar totalmente atentos a tudo que nos afaste disso. A mensagem da bíblia é que o homem caiu da presença de Deus pelo pecado, mas que Deus através do teu imenso amor por nós, deu o seu filho Cristo Jesus para sermos reconduzido a Deus e ganharmos a vida eterna. Fugiu disso, você deve começar a se preocupar.

Porém o diabo tem tentado de todas as maneiras desviar a atenção da salvação em Jesus. Todos nós sabemos que o homem preocupa-se mais com o hoje, do que com o amanhã. Ele se preocupa mais se a úlcera que tem vai sarar do que se um dia vai estar na glória com Deus. Então, o inimigo tem usado de todos os subterfúgios, para que, alcançando o homem onde ele é fraco e necessitado, conduza-o a estreitar laços de comunhão com qualquer outra coisa que não seja com Jesus. Se preciso for, ele usa inclusive Deus. Leva-o a adorar a deus de tal maneira, que não acredita que Jesus Cristo tenha alguma relevância ou importância, ele já adora a deus e acredita que tem nele todas as coisas.

É justamente daí que surgem tantas fés deturpadas, como a busca por familiares mortos, por santos afetivos, como a Maria que foi mãe, então as mulheres, mães, filhos muito ligados a idéia da mãe que tiveram ou que nunca chegaram a ter, por espíritos evoluídos, etc. A verdade é que a bíblia nos diz que:

Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” (Isaías 8 : 19b)

Isto é mais do que o suficiente, mas para nós será só o começo. Deus aqui nos pergunta que se em favor dos vivos consultaremos os mortos, seja eles espíritos, santos, familiares, etc. Entendam bem, o sentido de morto não é de que não estejam hipoteticamente vivos nos céus, mas sim que morreu, já não estão mais entre nós, de carne e osso.

Isto é muito simples, se você precisa tirar uma dúvida, a quem recorre? A Deus. Se você precisa de uma ajuda espiritual, a quem procura? Deus. Se você precisa que alguém atenda uma causa impossível a quem você pede? A Deus. Se você precisa de uma cura, algo impossível, a quem pede? A algum santo. Não querido, você deve pedir a Deus.

Ao buscarmos nossa salvação, encontramos duas coisas básicas para alcança-la. Vejamos o que a bíblia nos diz:

Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10 : 9)

Ou seja, precisamos aceitar a Cristo como Senhor, e isto é muito importate, e também como Salvador. Lembre que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Romanos 10 : 13)

Então se invocamos a Cristo e morremos, estamos salvos, ok, é uma verdade. Mas se invocamos Cristo e continuamos vivendo, precisamos ser servos, e isso significa conhecer a vontade de seu Senhor e a realizar. Onde foi que vemos Cristo nos falar que devemos colocar nossas petições a algum santo?

Bem, como vi por aí em um artigo, a bíblia nos fala que Deus já sabe de nossas petições antes mesmo de as pronunciarmos (Mateus 6 : 8), mas que devemos pedir para recebermos e então nossa alegria seja completa (João 16 : 24). A questão é que vem a alegação de que Deus quer que o homem tenha intimidade e relacionamento com Deus, e isso realmente é verdade, por isso Deus quer comunhão também no corpo de Cristo (igreja), e então Deus compartilharia os pedidos aos santos, ou seria uma espécie de caixa de correios onde redirecionaria as cartas ao santo A, B ou C, para que assim eles continuassem tendo comunhão e Deus se alegrasse, mas na verdade a bíblia fala que mesmo Deus já sabendo devemos pedir para que toda a glória seja dada ao Senhor Jesus Cristo. Mas por que seria a Jesus? Porque na mesma bíblia diz que:

E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.”  (João 16 : 23)

É por isso que Deus quer que peçamos, que oremos. Para que venhamos a conhecer o poder de Deus, que é o poder da palavra avivada, que é o nome do Senhor Jesus em ação.

Deus quer que usemos e manejemos a palavra de Deus, para que? Para que vejamos que ela é verdadeira, e então venhamos a crer também na mesma palavra que nos oferece o dom gratuito da salvação e assim não pereçamos, mas que venhamos a ter a vida eterna.

Deus quer que usemos o nome do Senhor Jesus para que? Para que entendamos que ele é O único caminho para alcançar a salvação.

Então por que oraremos a algum santo que já não está entre nós para recebermos uma cura? A bíblia nos diz através do profeta que mais falou do Senhor Jesus que:

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53 : 4-5)

Amados, como podemos nós ser curados por algum santo?Agora eu acho que você já pode entender que realmente a interpretação do trecho muito citado sobre um só mediador é mais que certo, e contextualizado nas escrituras sagradas, é totalmente bíblico:

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos” (1 Timóteo 2 : 5-6)

E agora você deve entender também que você só pode usar o poder do nome Jesus e sua intercessão junto ao Pai, depois que crer na obra que fez enquanto na carne, ou seja, Cristo Jesus, homem.

Quando a bíblia nos fala que os fariseus ficavam indignados quando Jesus dizia curar alguém, e eles alegavam que somente Deus poderia curar, eles não estavam errados ao crer que somente Deus poderia curar, eles estavam errados em não entender que ali estava o próprio Deus.

Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.”  (Lucas 5 : 24)

Quantas enfermidades tem os homens por conseqüência de seus pecados? Agora eu pergunto, como qualquer pessoa ou ente pode curar alguém sem perdoar os pecados que geram e alimentam aquela doença ou enfermidade? Não existe possibilidade alguma! Mas Jesus tem poder para perdoar pecados, então perdoou os pecados daquele homem e logo em seguida estava curado.

Queridos, existe uma deturpação enorme a respeito desse assunto que ainda estamos só para começar a debatê-lo porque não se lêem a bíblia, ou porque lêem a luz de alguma doutrina ensinada por homens. Creio eu que aí está o erro de alguns que pela busca a Deus foram aprender a doutrina e preceitos católicos para depois estudar a bíblia, ou outros que foram aprender a doutrina e preceitos espíritas, para depois buscar a bíblia, aliás, nem buscam, vão direto ao evangelho segundo o espiritismo, que erro absurdo. O Senhor Jesus nos disse assim: disse assim: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mateus 22 : 29)

Então vamos a pergunta que não quer calar: existe intercessão dos santos? A resposta é óbvia que sim, a bíblia nos fala a respeito. Então porque até agora disse que não? Na verdade eu disse que um santo por si só não pode interceder por qualquer um, e ainda digo que um santo “morto” não pode nem ao menos tomar conhecimento de uma súplica ou petição.

O que existe e é bíblico, é a intercessão dos santos através do nome do Senhor Jesus. O Senhor Jesus por ser Deus pode sim interceder pela causa de qualquer um, em qualquer caso. A bíblia nos diz:

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8 : 26)

Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.”  (Romanos 8 : 34)

Deus intercede por nós, seja pelo seu espírito, seja pela sua palavra. Jesus não só morreu e depois ressuscitou como simplesmente tivesse sofrido tudo que poderia sofrer em estado de clemência, de coitadinho como dito no versículo um pouco atrás: e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Ele também é vivo, está a direita de Deus Pai e intercede por nós!

A grande questão é que Ele outorgou o uso de seu nome para invocar a Ele e o seu poder. Vamos analisar o capítulo 14 do evangelho de João:

11  Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

12  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

13  E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

14  Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Primeiro Jesus nos diz para crermos que Ele está no Pai, e cremos nisso por que? Por causa das mesmas obras. Lembram-se do que falamos a respeito de que as súplicas etc devem ser feitas ao Pai em nome do Senhor Jesus? Para que entendamos que é através de Cristo que alcançamos a Deus. Devemos pedir curar, milagres, sinais, prodígios, maravilhas, em nome de Cristo, para que o que vê, recebe e ouve, vá atrás de Cristo, par alcançar ao Pai.

Então o Senhor nos diz que aquele que crê nisso, fará as mesmas obras, fará coisas ainda maiores, porque Ele iria para o Pai, intercederia por nós, e nos daria sucesso no nome dEle pelo mesmo motivo que temos falado. Ou seja, não pedimos a santos para curar ninguém, pedimos ao Pai, em nome do Filho, para que a glória seja dada ao Pai através do Filho, que é o próximo versículo. Pedir a qualquer outra coisa para interceder por nós e obter êxito é tirar a glória e o foco de Jesus, e é justamente entendendo este conceito, que podemos até entrar na questão de que as curas que vemos em nome de santos não procedem de Deus.

E por último, Ele reafirma, no nome dEle, Ele fará, e fim de papo.

Então qual é a intercessão que a bíblia nos fala? Dos santos intermediados pelo Senhor Jesus. Mas se não devemos pedir a estes santos que vemos pra cima e pra baixo, afinal de contas, quem são estes santos? É agora que quem não anda lendo a bíblia em casa, vai começar a ler um pouquinho.

A bíblia cita a palavra santo ou santos mais de 140 vezes, e só no novo testamento, mais de 80 vezes. E te garanto, que em nenhuma destas vezes, é citado um santo que já não está mais conosco e intercede por alguém.

Primeiro vamos ver que o apóstolo Paulo admoesta a Timóteo, um cristão, e também um chamado santo o seguinte:

ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;” (I Timóteo 2 : 1)

Que os membros do corpo de Cristo deveriam, entre outras coisas, fazer intercessões, e nem precisa falar que é em nome do Senhor Jesus. Vemos então que é bíblico o interceder. Vamos ver agora quem são os santos que a bíblia nos fala e o que é ser santo:

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;”  (I Pedro 1 : 15)

Então ser santo é maneira de viver, estilo de vida, e isto significa ser imitador de Cristo Jesus, que é santo.

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:”  (I Coríntios 1 : 2)

Aqui, vemos que os santos são os que aceitam ao Senhor Jesus, são santificados nEle e o invocam em todo o lugar.

A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 1 : 7)

São os que amam a Deus.

E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;” (Judas 1 : 14)

Quem são os milhares de santos? É muita gente! Sim, são todos os que aceitam a Cristo, e isso são muitos, infelizmente, não todos.

Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).” (II Tessalonicenses 1 : 10)

A glória é para Jesus. Os santos, aqueles que creram, aceitaram o testemunho sobre Jesus.

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”  (I Pedro 1 : 16)

É para todos nós sermos, isso é uma ordenança divina. Esse papo de ficar idolatrando santos que passaram, que vieram e que foram, não é de Deus. Toda adoração deve ser dada a um, que é Cristo Jesus. Muito pelo contrário, é para entendermos que santificação é para todos, todos devem ser santos, lembra-se de que aceitar a Jesus é aceitá-lo como Senhor? Isso mesmo, fazer sua vontade, ser santo, ser como Ele foi. É buscar em seu espírito, e em sua palavra vivificada em nossas vidas, a nova criatura em nós que o Senhor nos prometeu. É hora de viver o que a palavra diz, que é de cura, restauração, transformação, e ser um homem, uma mulher verdadeiramente de Deus, cristã, ao contrário de assumir a posição que o diabo quer que você assuma, e colocá-la como normal, e ficar endeusando e adorando santos que passaram nesta terra, porque simplesmente entenderam que esta era a vontade de Deus através de sua palavra, que Ele faz viva, e a transforma em testemunho de vida.

PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.” (II Coríntios 1 : 1)

Ou seja, não estão mortos, estão vivos, vivendo plenamente na busca da vontade de Deus, sendo santos.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” (Romanos 8 : 27)

Os santos precisam de intercessão. E quem verdadeiramente intercede é o Espírito de Deus, e não os santos. Estes fazem suas orações usando o nome daquele que verdadeiramente intercede.

“Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos.” (Romanos 15 : 25)

Santos precisam ser ministrados pela palavra salvívica de Jesus Cristo. Os santos segundo a bíblia, não são aqueles que eram impecáveis, aqueles que jamais erravam, não. Eram aqueles que aceitavam a sua condição de pecador, mas também aceitavam a Jesus que está acima do pecado e os faz vencer cada um dos pecados. Se fossem perfeitos, não veríamos Paulo os admoestando, ou ainda, o próprio Senhor Jesus no livro da revelação, apocalipse, falando a João para escrever as sete igreja da Ásia, mostrando onde a maior parte delas estavam errando, para se consertarem e ganharem o reino dos céus, seus nomes escritos no Livro da Vida, sua parte na nova Jerusalém.

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;”  (Efésios 4 : 12)

Os santos precisam ser aperfeiçoados em Cristo, para a obra do evangelismo.

Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;”  (Efésios 5 : 3)

Os santos precisam lutar e buscar em Cristo forças para vencer o pecado, como todos nós. Aliás, coisas de quem ainda está em carne, vivendo a luta na qual o espírito milita contra a carne e vice-versa.

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”  (Efésios 6 : 18)

Os santos precisam orar o tempo inteiro, não só por eles, mas pelos companheiros em Cristo, suplicar ao Senhor Jesus para interceder pelos santos, e não orar a algum santo nos céus para o bem de um companheiro.

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;” (Colossenses 1 : 26)

Os mistérios de Deus são revelados a santos, que não são seres especiais, mas homens que aceitaram a Jesus e sua obra, transformando-se em novas criaturas.

Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.”  (I Coríntios 14 : 33)

As igrejas dos santos em questão, eram as igrejas que Paulo ia abrindo, igrejas onde invocavam ao Senhor Jesus e não qualquer outro ente.

ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.”  (I Coríntios 16 : 1)

Todas igrejas de Cristo, onde os santos são os membros que compõem o corpo de Cristo, a noiva.

Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos),”  (I Coríntios 16 : 15)

Ministério de Cristo Jesus através de uma vida santa, ou seja, onde imitam a Cristo.

Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;”  (Romanos 12 : 13)

A comunicação com os santos significa as pessoas verdadeiramente cristãs, que dividem entre si as necessidades e os bens. Não significa invocar mortos que seriam santos, de forma alguma.

Para que seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que esta minha administração, que em Jerusalém faço, seja bem aceita pelos santos;”  (Romanos 15 : 31)

Ser aceito pelos santos, é ter a comunhão plena dos membros da igreja de Cristo, onde não deve haver divisão mas sim união.

Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.”  (Romanos 16 : 2)

O que convém aos santos é fazer o papel de imitador de Cristo nesta terra, e não tomar o lugar dEe nos céus.

O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;”  (Efésios 3 : 5)

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”  (II Pedro 1 : 21)

Aos pregadores de Cristo, e aos que através do Espírito Santo são usados para ser boca de Deus nesta terra[vide que o poder está no Espírito de Deus e não neles próprios].

Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.”  (Hebreus 6 : 10)

Servir a um santo, significa servir ao próximo, a um irmão, em necessidade, seja física ou espiritual.

Enfim amados, nós temos muitas passagens que mostram o que realmente são os santos que as escrituras sagradas se referem. Acho que ficou claro que santidade não significa um universo se movimento em favor de um escolhido que sempre foi santo. Significa aceitar o imenso amor de Deus em nosso favor, e aceitar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas. É permitir que Cristo Jesus manifeste seu maravilhoso poder, pois Ele verdadeiramente intercede por nós, está intercedendo por nós agora. Ele já fez a obra que nos garante ser santos, o que falta é a sua atitude em tomar a posição de aceitá-la e viver as maravilhosas conseqüências disso.

Eu vi um outro artigo que citava uma passagem do livro de Apocalipse, para justificar a intercessão de um santo que já morreu, mas que está vivo na presença de Deus agindo em favor dos homens:

“Outro anjo pôs-se junto ao ALTAR, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes para que os oferecesse com as ORAÇÕES DE TODOS OS SANTOS no ALTAR DE OURO, QUE ESTÁ ADIANTE DO TRONO. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com AS ORAÇÕES DOS SANTOS, DIANTE DE DEUS.” (Apc 8,3-4)

Tem alguns erros de português, mas prefiro não mexer. Mas enfim, eu acho que eu não preciso falar nada para saber quem são os santos cuja orações estão chegando na presença de Deus. Agora que nós já lemos um bom boncado de versículos da bíblia, e como sabemos que os livros da bíblia se completam e não se contradizem, sabemos que estes santos são todos aqueles que estão vivendo uma vida cristã, lutando para fazer a obra de Deus e a vontade do Senhor Jesus, buscando nEle a força para superar todo obstáculo e ser mais do que vencedores em Cristo Jesus. Lutando para serem santos, imitadores de Cristo, que buscam a santidade. Aqueles que intercedem por seus irmãos em nome do Senhor Jesus, e é justamente  e somente por isso que alcança o altar de Deus.

Vi também algumas citações sobre os santos que morreram estarem na presença de Deus fazendo intercessões por aqueles que ainda vivem nesta terra. Para você que quer ter certeza de suas convicções, basta ler o livro do Apocalipse que verá que o que fazem lá é glorificar o nome do único que é digo de toda honra e glória.

Por último, para desmistificar aquilo que chamam de corpo místico de Cristo, vejamos que não tem nada de místico. Gostaria de confrontar a idéia de santos escolhidos e santificados para a idéia real de que qualquer homem, por pior que seja, pode ser santificado em Cristo Jesus, tornando-se um homem que evangeliza, ganha almas para o Senhor Jesus e agrada o seu coração.

E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;”  (Atos 9 : 13)

O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles.”  (Atos 26 : 10)

Aqui observamos um detalhe interessante, um santo é suscetível a todo mal, visto que tem carne, porque está vivo.

Mas o que gostaria de destacar aqui é que estas passagens referem-se ao que muitos chamam de São Paulo. No primeiro verso vemos falar do ainda Saulo, homem que perseguiu aos santos, todos aqueles que viviam para Cristo, ou que encontravam em Cristo a salvação, sejam eles discípulos, sejam eles gentis, sejam o que fossem. No segundo, vemos o apóstolo Paulo falando de quando ainda era Saulo.

O que quero dizer com isso? Todo homem nasce pecador, nasce com essa falha genética. Foi por isso que Jesus não foi concebido de homens, mas foi gerado pelo espírito Santo, e colocado no ventre de Maria. Já no Espírito de Deus está a cura para essa genética pecadora, para a carne pecaminosa. Existe um abismo entre os homens pecadores e o Santo Deus. Mas Cristo Jesus veio para no calvário restabelecer a comunhão entre homens e Deus através da obra na Cruz. Ela está feita e realizada. Você acha que Deus tem que fazer algo para que você ganhe a vida eterna? Para você se santificar? Para você vencer o pecado, a carne, a imoralidade, as coisas erradas e tortas que você pratica?

Querido, a obra está feita, e realizada. O amor de Deus foi derramado ali através daquele sangue vertido. O que você precisa fazer é o mesmo que Saulo fez, ou que Pedro fez, ou Estevão, Timóteo, os gentios, ou qualquer outro que vemos a mesma atitude. Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador, conhecer a Palavra e o Poder de Deus, e ver que você não precisa de intercessão de santo algum que te ensinaram, ou que disseram que a vida foi assim ou assada. Você tem a palavra, tem o próprio Deus pronto para agir em seu favor, o que mais está querendo? Não aceite a idéia de que é inferior, que é menor, que é incapaz, e por isso escolhe santos para adorar, e clamar a misericórdia deles para intercederem em teu favor. NÃO! Aceite a verdade de Deus, que é capaz de te fazer tão santo como qualquer um que já ouviu, porque a fonte de santidade está a tua porta, batendo e chamando, para você conhecer o verdadeiro Santo, o verdadeiro Cristo, que verdadeiramente converterá a tua vida, e os teus frutos, e jamais consultará ou suplicará aos mortos, quanto pode consultar e suplicar ao verdadeiro e único Deus que é rico em misericórdia. Que esta palavra possa ter falado ao teu coração, e que o Espírito de Deus testifique do que é dEle, e possa gerar frutos, em boa terra com solo fundo, sem pedregais e espinhos, e possa gerar frutos a cem por um.

Fique em Cristo Jesus, autor e consumador da fé.

Ricardo de Magalhães Cruz ( 17 de dezembro de 2008 )
ricardo.dmc@gmail.com

Texto bíblico: Almeida, Corrigida e Fiel

Anúncios

2 comentários sobre “Intercessão dos Santos

  1. Sr. Ricardo, boa tarde.

    Acabo de ler p “tratado” sobre intercessão dos Santos e fico muito impressionado com a real capacidade de distorcer as coisas…

    Em momento algum vi qual é a tua religião professada, mas vi sim, e isso claramente, teus ataques à fé católica.

    Pois bem, saiba que a biblía interpretada sem a iluminação do Espírito Santo leva a caminhos tortuosos como você mesmo disse… e sinto que esses caminhos ja te inveredaram.

    Em relação aos Santos, vejo quanto tua veêmencia em falar que não devemos aceita-los como exemplo te leva a cair num abismo sem fim. Pois a Igreja eleva e exalta essas pessoas a partir de estudos profundos da vida e realizações enquanto vivos, e eles sim, tiveram um encontro concreto com Deus, e com o Cristo Ressuscitado dos mortos, e ai sim se tornaram pessoas diferentes, e hoje eles nos servem para exemplo de que homens carnais, e simples, que muitas da vezes tinham dinheiro, e tudo mais para viver bem sem se preocupar com o amanhã se despuzeram a anunciar o nascimento de um novo homem, um homem cristão….

    Então por que não toma-los com modelo? porque se chegaram tão perto de Cristo são um mal exemplo? Porque se estão junto do Pai, não podem também interceder por nós… Aqui não se trata de dar a vida, ou confiar seus esforós todos a uma pessoa…. e sim ver nessa pessoa um modeo de vida, já que para muitos o modelo de vida de Cristo é inalcansável.

    É isso… espero que Nossa Senhora interceda por você junto ao seu Filho amatíssimo e te cubra de bençãos espirituais!

    Paz e Bem (como diria SÃO Francisco de Assis)

    • Olá querido,

      Obrigado por expor aqui as suas dúvidas e já gostaria de me desculpar pela demora em responder e aprovar seu comentário, mas estava viajando.
      Primeiro gostaria de dizer algo que todos precisamos saber: Jesus ama você. E o meu objetivo neste blog é que as pessoas possam entender um pouco mais de Jesus, não para esclarecimento, mas para que aconteçam na vida destas pessoas o que a bíblia nos garante que deve acontecer.
      Segundo, meu interesse não é promover religião, ainda bem que você entendeu isso. Meu objetivo é proclamar as boas novas, é declarar Jesus tal qual Ele é, e que nós tanto precisamos. É fazer como Paulo, que ao chegar em meio ao povo Ateniense, que buscavam tanta ajuda a tantos “deuses”, não buscavam ao Deus verdadeiro, e que foi mostrar que Ele existe, e está prontinho a ajudar a mim e a você. Essa, é a minha alegria.

      Amado, o mover do Espírito Santo em nossas vidas nos leva sempre, eu disse sempre, a confirmação da palavra divina, e nunca entra em desacordo. Jamais. O Espírito Santo vem para vivificar a palavra de Deus, e sabe o que isso significa? Acontecer aquilo que você mesmo declarou em seu texto: Cristo deixar de ser
      inalcansável, mas Ele ser vivo em nossas vidas, e Ele mudar a sua história.
      As pessoas hoje como em toda a história, tem buscado pela sua própria força, e pelo pequeno conhecimento que acham possuir, mudar as coisas, e a bíblia nos ensina algo diferente, pois em Cristo, somos mais que vencedores.
      Veja o que o Senhor Jesus nos explica:
      Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o olhar disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.” (Marcos 10: 26-27)
      Ou seja, as pessoas que você cita, mostrando que acham impossível alcançar o modelo de Jesus, ou seja, ser como Ele, estão certos, porque para o homem é impossível. Por que? Porque em cada um de nós já habita a raiz do pecado desde o nascimento. Porém, precisamos morrer com Cristo na Cruz (Gálatas 5:24), e
      ressurgirmos novamente com Ele como novas criaturas, o que nos quer dizer, entregar completamente nossas vidas ao Senhor Jesus, e então Ele apagará a multidão de nossos pecados, tudo o que cometemos para traz. E o que vem para frente? Vamos vencendo em Cristo Jesus.
      Como? Através da sua palavra, que para muitos é morta, e por isso precisam buscar exemplos de homens. Mas Cristo nos prometeu o consolador, o Espírito Santo, que faria o que? Nos lembraria de sua palavra, nos convenceria do pecado, da justiça e do juízo, e vivificaria a palavra de Jesus. O que isso quer dizer? Quer dizer que se aceitamos a Jesus e recebemos o espírito de adoção, e então temos o Espírito de Deus fazendo morada em nós, ao lermos a palavra de Deus, e o Senhor nos falar através do seu Espírito, este Espírito vivificará a palavra trazendo a realidade aquilo que está escrito. Ou seja, se lá está falando que eu vou
      vencer as obras da carne (Gálatas 5:19-21) e alcancaremos aquilo que observamos um pouquinho naquele que foi considerado santo aqui, mais um pouquinho naquele que foi considerado ali, mas segundo a palavra de Deus podemos através de JEsus alcançar todos que são os frutos do espírito, que lemos em Galátas (5:22-23).
      Querido, pedir aos ditos santos, não nos concede o que a palavra nos garante. Jesus nos concede o espírito, que milita constantemente contra a carne, e é apto para vence-la (Gálatas 5:17).
      Vi que coloca Maria como sua Senhora, e te digo que conforme a bíblia, existem somente 2 senhores e diz também o que acontece quando alguém tenta servir a dois senhores, e isto é fato, seja qual for o nome do outro senhor:
      Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.” (Mateus 6 : 24)
      É isso que muitas vezes acontece. As pessoas escolhem não a odiar a Jesus buscando outros “entes” (aqui nesse grupo cabe muitas coisas), mas elas acabam se dedicando a orações, e tantas práticas aos santos, e deixando de lado Jesus. As pessoas, na maioria das vezes buscam a Deus não pelo amor, mas pela dor, e em um momento delicado, onde poderiam encontrar a Jesus e ganhar o mais importante, a própria salvação, ouvem falar de intercessão de santos, e a eles buscam, e não tem como, a glória vai para eles. No entanto, eu escolhi Jesus como meu único Senhor e suficiente Salvador, também conforme a bíblia nos ensina, portanto, o senhoria de Maria e suas bençãos, eu não as aceito, espero que não leve como um afronto, simplesmente não recebo e nem abro esta brecha, no que
      a bíblia não me ensina a receber.
      Mas Maria foi uma mulher virtuosa como nenhuma outra, conforme nos diz a própria bíblia, e se você a tem como senhora, sugiro seguir o seu evangelho, e você sabe qual é? Essa mulher em toda a bíblia só deu uma ordem, entenda bem, somente um e ele é:
      Então ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.” (Evangelho de João 2 : 5)
      Amado, a única declaração que temos de Maria, que ela mandou alguém fazer alguma coisa foi, vocês que estão aqui para servir, fazei tudo o que o Senhor Jesus vos disser. Em outras palavras, se você aceita o Senhorio de Jesus, que conforme a bíblia deve ser único, obedeça tudo o que Ele te mandar.
      Não vemos em nenhum lugar das escrituras sagradas, alguém invocando a ajuda, intercessão, o auxílio, a proteção, ou qualquer outra coisa, a não ser a duas figuras, Deus e a Satanás. Alguns representados por diferentes nomes, mas sempre estes dois. Se são somente dois, quando não é Deus, só sobra o outro, não tem pra onde correr.
      E quanto a Jesus, o que fala? Como servir a esse Senhor? A bíblia toda nos diz o que fazer e como fazer.
      Na mesma bíblia sagrada, temos uma passagem em Lucas capítulo 16, dos versos 19 a 31, que nos mostra que um morto, mesmo que seja classificado como vivo (o que tem outro sentido, porque para nós, continuamos classificando como mortos, visto que faleceram), ou seja, no seio de Abraão, junto ao Pai, aqueles que
      foram justificados por Deus, não podem fazer nada por aqueles que estão vivos, a intercessão deles não adianta. Deixa bem claro que o que nós, vivos (em carne) temos é a palavra de Deus, nela está tudo aquilo que precisamos e necessitamos, nela está para nós hoje, o que Deus já fez por nós, para que nossos erros, pecados, insuficiência sejam justificados. Já foi feito querido, para todo aquele que aceitar, Deus fez para todos. A crucificação existiu justamente para que Deus não passasse por cima dos princípios que Ele mesmo criou, torno a repetir, Deus jamais contrariará sua palavra, ou seus princípios, ou seja, o papel do
      Espírito Santo não é negar, mas sim afirmar e trazer a nossa vida aquilo que vem de Deus.
      Por isso Jesus realizou a obra no calvário e portanto, passou a ser legalmente autorizado a ser nosso intercessor, porque ele pagou o preço do meu pecado, do seu. Santo nenhum pode fazer isso.
      Deus é onisciente, mas não é por isso que ele realiza e concede o que precisamos, engano gravíssimo de quem pensa assim. Vai ver é por isso que afirmam que por Deus ser onisciente ele sabe de todas as coisas, de todas as orações, e então ele compartilha com os santos em sua presença para ficarem intercedendo.
      Ele realiza, porque Jesus Cristo passou a ser a ponte entre os homens e Ele. Deus não habita com o pecado, é contrário a sua natureza. Então Jesus Cristo pagou o preço dos nossos pecados, ralou meu amigo, foi humilhado, sofreu, tomou sobre si toda a nossa culpa, erros, enfermidades, sofrimentos, para que através de Cristo (único intercessor), nos pudéssemos entrar na presença santa de Deus e alcançarmos nosso perdão, nossa cura, nossa libertação, nossa vitória, a vida em abundância que Cristo promete. Tanto é o intercessor que temos, que inclusive ele orou já naquela época por você e por mim (cf João 17).
      Torno a repetir, a bíblia ela é completa, cíclica, é uma aliança entre Deus e o seu povo. Ela não se contradiz, mas se explica do começo ao fim, e aos que dizem que começam a ler o início da bíblia e acham que encontraram erros, leiam até o fim, e então comecarão a entender, se não, leiam de novo.
      Para concluir, esta passagem das bodas de Caná da Galiléia nos mostra algo interessante. Aqueles homens, que estavam ali para servir, estavam ao redor de Jesus, estavam naquele meio, porém estavam prontos para servir a Maria, obedecer a Maria, apesar de estarem perto de Jesus, achavam que era Maria que poderia fazer algo, foi o que disseram a eles. Mas Maria ali revela algo profundo e poderoso, somente Jesus poderia interceder ali naquele momento, fazer o milagre que necessitavam, somente o Cristo, que é Deus, podia e pode a água em vinho transformar. Hoje, existem homens que se sentem como aqueles grandes talhas de pedras, cheias de águas sujas. O homem é assim, é imundo porque nele habita o pecado, e fica querendo fazer algo de bom, se melhorar, mas para ele, ou para quem ele acha que deve buscar, é impossível. Mas existiu um homem chamado de Jesus, que continua vivo hoje, porque ressuscitou ao terceiro dia e hoje está a direita de Deus Pai, sendo ponte entre nós e Deus, intercedendo para nosso bem e salvação, e somente Ele pode fazer este milagre, transformar no melhor vinho, naquilo que encantará aos que estão ao nosso redor como o melhor desta terra, como uma transformação verdadeira, genuína, impossível.
      Talvez maria represente valores que eu esteja monstrando uma outra maneira de vizualizar, mas qual o valor que você ou quem está lendo, está dando na cruz, no sacrifício de JESUS, que foi feito por amor a você?

      Deixo disponível o meu e-mail, terei o maior prazer em continuar desenvolvendo aquilo que a bíblia nos ensina, e buscando aprender mais dela para poder compartilhar com essas dúvidas, que sei que fazem parte de uma grande parte de pessoas. Se você não concorda, não torne isso um problema, discorra porque não concorda baseado na bíblia, e tentarei explicar onde talvez você esteja deslizando. Se por acaso for eu, você vai me mostrar isso e retiro o que disse. Graças ao Espírito de Deus, que me esclareceu alguns assuntos, hoje posso escrever sobre eles. Um grande abraço, e que Jesus abençoe a todos nós, transformando tanta água suja no melhor vinho que já se viu nessa terra, impossível aos olhos dos homens, mas possível e já feito, por Deus.

      Ricardo de Magalhães Cruz
      ricardo.dmc@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s