Levanta-te e cumpre o teu propósito

Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age.” (Esdras 10 : 4)

Assim como Jesus falou Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! (Marcos 5 : 41), da mesma maneira, pois é o mesmo Deus, o Senhor nos fala hoje, levanta-te!

Aqui nós temos duas situações diferentes, e a mesma ordem, em qual delas você se encaixa? Deixe o Senhor falar hoje ao teu coração.

No livro do profeta Esdras, lemos o momento de arrependimento de Israel pelo que estavam fazendo, pois não estavam se separando de um povo imundo e suas abominações. Esdras, o sacerdote, orou ao Senhor Deus que é rico em misericórdia, fazendo sua confissão de pecados pelo povo, ele estava confuso e envergonhado para entrar na presença de Deus, mas sabia que esse era o seu dever.

Enquanto se derramava na presença do Sehor fazendo confissão, eis que ajuntou-se a ele grande congregação de homens, mulheres e crianças, povo de Israel, que chorava com grande choro. Então, proporam reverter o que fizeram de errado contra o seu Deus, buscando esperança para o povo, buscando fazer uma nova aliança, e é então que Secanias chama Esdras para a posição em que deve estar dizendo Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age.

Amados, este é somente um versículo, mas que fala ao coração daqueles que precisam tomar uma atitude, precisam entrar em uma posição diante de Deus. No caso, vemos que a posição de Esdras, não era porque ele pecou, ou porque errou, ou porque transgrediu as leis de Deus, mas foi porque o povo errou, pecou.

Muitas vezes precisamos tomar uma posição em consequência aos erros de outros, e isto acontece porque nos foi dado uma posição de honra, mas também uma posição de grandes responsabilidades. Assim como gerentes, chefes de seção ou de gabinete, diretores, presidentes, coordenadores, tem responsabilidades a respeito do que fazem seus subordinados, assim um sacerdote tem responsabilidade pelo povo que cuida, que é responsável em ensinar a palavra de Deus. É também a mesma responsabilidade que um pai de família tem em relação a sua esposa e filhos, a sua casa.

E é aí que vem o conselho do Senhor, no qual diz sê forte e age. Precisamos ser fortes, e confiar no Senhor, ao qual tem prazer em nos abençoar, Ele luta e intercede por nós. Precisamos confiar para tomar atitudes de grande responsabilidades.

Muitos homens buscam essa força em seu próprio interior, como se do estômago pudesse vir algo a mais, quem sabe buscam de seu próprio ego, de sua força física, ou de uma possível inteligência desenvolvida, um know-how a mais. Na verdade, não há nada de errado com isso, mas muitas vezes não é o suficiente, como podemos ver no caso da pequena filha de Jairo.

Ela tinha apenas 12 anos, e tinha uma vida toda pela frente. Era filha do chefe da sinagoga, ela era daquelas que com certeza poderia falar aquela velha expressão que os Brasilienses conhecem tanto: Você sabe com quem está falando? Você sabe de quem eu sou filho(a)? Mas o homem é limitado, alguns mais, outros menos, mas sempre limitados. E talvez tenha sido difícil para Jairo reconhecer isso, justo ele que com certeza, também perseguia o Senhor Jesus, ou no máximo, ficava em cima do muro. Mas o certo é que na hora do aperto ele reconheceu.

Jesus porém não é limitado, e o que disse para Jairo? Não temas, crê somente (Marcos 5 : 36). Que fantástico, que convicção, que certeza, este sim estava e está acima dos limites humanos, mas mesmo assim, aconselhou aquele que era limitado, aquele que precisou tomar uma atitude não para beneficiar a si mesmo, ou responder por algo que fez, mas em favor de sua filha.

Amados, eu não sei quem são os que lêem este blog. Não sei de quem é filho(a), mas eu sei que se você está em uma situação dessas, você precisa tomar uma atitude, tomar uma posição.

A filha de Jairo estava morta e talvez, você esteja morto também espiritualmente. Talvez esteja em uma situação onde é incapaz de tomar uma atitude, uma posição, mas hoje eu quero lhe dar uma boa notícia: existe alguém que está em nosso meio, fazendo sinais e maravilhas, e também pode fazer na sua vida, e seu nome é Jesus Cristo!

E o que você precisa fazer? Precisa reconhecer que é limitado, mas que existe um que está acima disso tudo, e que quer e vai agir em seu favor. Entregue sua vida ao Senhor Jesus, confia nEle, e o mais, Ele fará (Sl 37:5). Tome uma atitude hoje, e entre na posição que todos devemos entrar, entregar nossas vidas, nossas dificuldades, nossas impossibilidades, nossas responsabilidades ao Senhor Jesus. Seja bem sucedido, seja vitorioso!

No texto que lemos no evangelho de Marcos, mostra também algo muito interessante. Na casa de Jairo, havia uma porção de incrédulos tulmutuando a chegada do Senhor Jesus ali naquela casa. Talvez na sua vida também exista muitas pessoas, amigos, colegas, familiares, que como incrédulos, tentam impedir você de se achegar ao Senhor Deus. Talvez você também faça parte dessa turma, mas eu tenho um convite para te fazer.

Jairo com certeza era um destes incrédulos e que ainda perseguia, porém no momento de dor e sofrimento buscou ao Senhor. Eu te convido a buscar o Senhor hoje como está. Se infelizmente está no momento de dor e sofrimento, não deixe isso aumentar, mas confia neste Deus que é o mesmo, que continua hoje ressuscitando almas e também corpos. Se não está neste momento, então você verdadeiramente está no melhor momento. Isto mesmo, conhecer a um Senhor que não somente te livra da dor, mas que tem um plano para sua vida, um plano de bençãos e de paz.

Em ambas as histórias, algo em comum: o mesmo Deus. E como este Deus é o mesmo ontem, hoje e amanhã, abençoou ambas as causas. No caso de Esdras, precisamos continuar lendo, mas vemos o agir benigno do Senhor. No caso da menina, poucas linhas, e vemos o maravilhoso milagre do Senhor naquela pequena vida, pequena aos olhos dos homens, mas grande aos olhos do Pai, ela tinha valor para este Deus, e eu te asseguro, você também tem.

Tome uma posição hoje, não temas, tenha coragem, sê forte e age! Na vida, precisamos tomar estas decisões, e o melhor, é quando tomamos uma decisão ainda sem saber o que acontecerá, mas sabendo que estamos tomando uma decisão de maneira segura e certa, firmados em uma pedra ângular, que jamais te deixará afundar.

Seja qual for a situação, Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age, o Senhor será com você.

Ricardo de Magalhães Cruz ( 02 de dezembro de 2008 )
ricardo.dmc@gmail.com

Texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s