Sempre enfiando o pé na jaca

Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. ” (1 Coríntios 10 : 12)

Amados, como é bom refletir na palavra do Senhor, que nos dá direção, sabedoria, entendimento para andar segundo os seus propósitos, que são de paz e não de causar dano.

Esta reflexão é para você que tenta seguir os preceitos do Senhor Jesus, mas volta e meia, acaba enfiando o pé na jaca.

Hoje ao perguntar para o Senhor o que gostaria que escreve, me levou as escrituras onde está escrito um de seus sermãos, o famoso Sermão do Monte. E apesar do título referir-se a respeito do adultério, o Senhor me falou que quis dizer muito mais do que isso, quis falar sobre o homem se manter de pé e não cair. Foi isso que o apóstolo Paulo entendeu ao escrever o versículo acima. Aquele que pensa estar de pé, tenha cuidado. Vamos saber por que?

No evangelho de Mateus, se voltarmos apenas um capítulo do que trata sobre o sermão do monte, lemos a respeito da tentação de Jesus no deserto. Naquele momento, o Senhor foi tentado por Satanás no mais profundo que poderia ser, e essa tentação foi a respeito de sua identidade (vamos abordar um dia sobre este tema). Mas o Senhor Jesus cheio do Espírito Santo venceu a tentação utilizando da nossa espada, que é a palavra de Deus.

Porém, muitas vezes não estamos tão firmes como o Senhor Jesus esteve. Ele veio em semelhança de homem, mas não foi gerado pelo homem, portanto não havia nEle a raiz do pecado, mas sim da santidade, diferente de nós, que temos a raiz do pecado em nosso DNA, mas temos em espírito a fonte da santidade. É por isso que vivemos um conflito que o apóstolo descreve muito bem em sua carta aos cidadãos da Galácia, dizendo que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. (Gálatas 5:17) Então o que faremos? Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. (verso 16)

Jesus quando foi tentado não usou as armas do Espírito? Claro que sim, estava cheio dEle. Devemos agir da mesma maneira, pois as armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas (1 Coríntios 10 : 4).

Paulo estava nos ensinando exatamente o que Cristo nos ensinou. E olha que interessante, devemos usar a palavra para destruir as idéias falsas. Quer saber se você vive uma idéia falsa em sua vida? Simples, coloque-a em confronto com a palavra de Deus. Se o seu intuito é seguir a Verdade, não serás mais enganado, mas tremendamente abençoado nessa terra.

Acho que eu entendi, devo então estar atento a palavra de Deus para não cair, não pecar. Porém Jesus nos conhece melhor que a nós mesmos, Ele sabe como o homem sempre insiste em lidar com a tentação. Na verdade, o homem gosta de brincar com ela. Mas a palavra de Deus não brinca, mas é sempre sim, sim, não, não.

Exemplos práticos disso? Muitos. O rapaz namora com a menina e sabe que não deve cair na lascívia, na prostituição. Porém ele sempre gosta de chegar bem perto de escorregar, gosta de ficar sozinho com a garota, de ficar se abrasando. O que acontece? Já sabemos né.

A esposa sabe que se continuar falando muito, pode terminar o casamento. Sabe que a língua envenena o coração do outro. Mas acha que as vezes, em doses “temperadas”, pode continuar falando, até certo ponto, para estravazar. Resultado? Uma hora passa do ponto, e tchau casamento.

O José adora dar uma bicadinha na “cervejinha”, na cachaça, ou que tal um bom vinho? Faz bem para o coração, é gostoso no frio, ou quem sabe no calor também? Na verdade, nem frio nem quente, ou não? Só um cálice, as vezes dois. Sabe que já teve problemas com o álcool, foi liberto, sarado, mas resolveu entrar no campo de perigo. Resultado? Alcoolatra novamente.

E por aí vai. Essa é a carne, sempre incentivando a fazer algo para dar a paz que a alma precisa. Ao invés de recorrer as coisas do espírito, não… busca na matéria só aquilo que Deus pode dar, resultado, o limite é o ceu, aliás, essa expressão ficou bem torta, corrigindo: o inferno.

Jesus sabe de todas estas coisas, conhece bem a tentação pois a venceu, e nEle somos mais que vencedores (Rom 8 : 37), nEle, podemos vencer toda tentação. Mas ele nos aconselha de maneira sábia, e esse conselho é: tome posição! Não existe quase cristão ou semi-cristão. Não existe quase crente ou semi-crente. Ou você é, ou você não é, e essa escolha, todos temos que fazer, cedo, ou tarde. Cristo nos diz em seu sermão:

Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno.” (Mateus 5 : 29)

Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.” (verso 30)

É claro que esse sentido figurado não precisa ser tão concreto assim. Mas certamente se fosse necessário, não tenha dúvidas de que seria melhor, mas graças a Deus a posição que devemos tomar não precisa ser essas, aliás, que tal voltarmos aos exemplos que citamos?

O rapaz que namora com a menina, e pensa estar de pé, firmado na palavra de Deus, e para isso, vai arrancar aquilo que já o faz, fez ou o que pode fazê-lo pecar. Ele vai colocar como uma postura diária não ficar a sós com a moça, evitar toda e qualquer intimidade. Ele não vai começar, ou seja, vai tomar cuidado para não cair.

Já a esposa, o que vai fazer? Para não cortar a língua vai encher a boca de água. Vai refrear a língua e quando conseguir saberá que consegue refrear o corpo inteiro (Tg 3 : 3). Vai manter oração constante para usar a boca e a língua para abençoar o esposo, usar o poder da palavra em seu favor, e verás que ele transformará em um homem que é uma benção, e Deus a fará uma mulher sábia.

Já o José, vai valorizar a vitória que Deus lhe deu, ou está prestes a lhe dar. O que vai fazer? Vai entender que pode até ser lícito beber em pequena quantidade, mas não lhe convém visto que exagera. Lemos na epístola aos Coríntios o seguinte:

Alguém vai dizer: ‘Eu posso fazer tudo o que quero.’ Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: ‘Posso fazer qualquer coisa.’ Mas não vou deixar que nada me escravize.” (1 Coríntios 6 : 12)

Outro vai dizer: ‘O alimento existe para o estômago, e o estômago existe para o alimento.’ Sim, mas Deus acabará com os dois. O nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor; e o Senhor cuida do nosso corpo.” (verso 13)

Portanto amados, reflita um pouco sobre sua vida. Algo tem te impedido de receber o Reino dos Céus? Se Jesus voltar hoje, você tem a absoluta convicção de que será arrebatado junto ao Senhor? Ou acha que existem coisas que ainda tem e vai vencer, em nome do Senhor Jesus? Caso a resposta seja essa, talvez esteja na hora de tomar uma drástica atitude, nós não sabemos o dia de amanhã e o Senhor voltará em uma hora que ninguém espera. As vezes você pode ser como o rapaz e pense consigo mesmo: em um mês vou me casar, e então terei saído do pecado e esse assunto terá acabado. Opa! Pera lá!

Eu te dou dois motivos para terminar com esse assunto hoje e agora, e o primeiro é, se quer que sua vida íntima no casamento seja uma benção, lembre-se do que está plantando hoje, pergunte-se a que está abrindo as portas da sua intimidade, será a benção de Deus? E o segundo motivo é, Jesus pode voltar amanhã, ou você ou ela podem ir hoje, o futuro a Deus pertence, mas o hoje quem escolhe é você, tome uma atitude, toma uma posição!

Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho. ” (Mateus 7 : 13-14)

Ficou com dúvidas, ou gostaria de se aconselhar? Entre em contato conosco.

Ricardo de Magalhães Cruz ( 28 de novembro de 2008 )
ricardo.dmc@gmail.com

Texto Bíblico – Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s