Eis que grande obra tenho Eu na tua vida

Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onde estrelas se inclinavam perante mim. Contando-o a seu pai e seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?” (Genesis 37:9-10)

e ainda:

E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água” (verso 24)

Amados, como é bom nós descobrirmos o Senhor Jesus e ainda, como é bom nos descobrirmos no Senhor Jesus. Descobrir os seus planos para as nossas vidas, a sua agradável vontade.

Mas alguns pensam que isto não passa de uma utopia, uma vontade de Deus que a bíblia caracterizada como Boa, Agradável e Perfeita. Talvez usemos a própria bíblia para nos questionar como Deus pode falar o versículo a seguir, o que valeria para a vida de José:

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)

Ao olharmos para a vida de José, vemos o Senhor Deus lhe dando sonhos, revelação de seus planos, da grande obra escrita para a sua vida. José se alegra com estes dois sonhos, e vai compartilhar com quem? Com os seus, com seus entes queridos, mas o problema é que não precisamos ler muito mais para ver que José acabou se dando mau com esta história ou com os planos de Deus, foi lançado em uma cisterna pelos próprios irmãos. Mas Ricardo, esse é o seu pensamento? Não. Este é o pensamento do mundo, talvez o seu próprio, com certeza de quem está do seu lado, esposa, filhos, irmãos, pais, chefes, gerentes, colegas.

Que boa vontade de Deus é essa que faz com que José, que era o filho mais amado de Israel (Jacó) ser questionado por ele próprio? Que agradável vontade é essa que fez a ira subir em seus irmãos e lançarem-no em uma cisterna? Que perfeita vontade é essa que fez com que José fosse vendido como um escravo?

Amado, talvez você já tenha entendido que Deus tem uma grande obra em sua vida, pois Ele tem! Talvez Deus já tenha te falado isso através de sua palavra, talvez Ele esteja falando aqui agora! Talvez ele já tenha falado para ti através de uma pregação, através de uma ministração, talvez você tenha tido a maravilhosa graça de o próprio Senhor Deus ter vindo falar pessoalmente contigo: Filho, eis que grande obra tenho Eu na sua vida! Glórias a Jesus por isto.

Mas talvez, após ter entregado sua vida ao Senhor, após receber os sonhos de Deus para a sua vida, após ter crido, vivido estes sonhos, você tenha sido jogado em uma cova, em uma cisterna. E por quem? Pelos próprios seus.

Então você começa a questionar a Deus, o que foi que o Senhor fez em tua vida? Talvez você tivesse uma condição financeira estável, talvez você tivesse um lar aparentemente tranquilo, talvez você tivesse uma posição interessante no trabalho, e após receber a promessa de Deus, o sonho de Deus, tudo desmorona. Você é demitido, sua namorada ou seu namorado te larga, você descobre que seu pai ou sua mãe traia o outro, a família desmorona. Você fica sem um centavo no bolso, e ainda tem que trabalhar de maneira escrava de outros.

Que Deus é esse? Talvez esse mesmo Deus tenha te dado durante este tempo uma palavra de conforto, talvez tenha dito diretamente ao seu coração “têm bom ânimo” ou quem sabe “sê forte e corajoso” e você se levanta novamente e faz do lugar onde era escravo, um lugar organizado, se empenha no seu doloroso ofício, consegue ser reconhecido por isso, e quando acha que terá um certo sossego e descanso para sua alma, é caluniado, e então é lançado ao cárcere.

Jesus amado, para que fui me levantar sendo um escravo, crendo em ti? Acabei aparecendo, levado a uma posição melhor, glórias a ti por isso, mas aí o que acontece? Sou difamado e agora estou preso, lançado em uma prisão.

Querido, a sua vida parece conturbada? Já passou por sua cabeça o pensamento de que teria valido a pena ou não aceitar ao Senhor? Ou quem sabe de porque tudo isto está acontecendo com você? Deus não houvera prometido de que tinha planos de fazer prosperar e não de causar dano? Então talvez alguém me responda, se isto tudo não é causar dano, o que é? Talvez o próprio José tenha pensado nisso.

Mas a bíblia nos fala que assim como os céus são mais altos do que a terra, assim também mais altos são os pensamentos de Deus, maiores são seus planos. E quer saber de uma coisa? Deus não faz pela metade, o Senhor Deus faz completo! Ele te prepara, Ele te molda, e Ele é o único que transforma a água em vinho! Ele é o único que transforma aquilo que somente mata a sede, se é que uma água suja mata sede, e transforma no melhor vinho que existiu nesta terra. Glórias a Jesus por isso.

Se você está se perguntando por isso nessa hora, eu te digo que não sei se foi plano de Deus você passar por esses caminhos tortuosos, ou se foi falha sua, se você mesmo não pisou na bola. Se não foi uma brecha sua que permitiu Satanás pintar o sete em sua vida. Eu escuto muitos questionamentos sobre José, não deveria ele ter ficado calado? Não deveria ele ter guardado os sonhos de Deus em seu coração e somente crido? Olha, eu não sei te responder essas perguntas, mas algo eu te falo, na verdade a bíblia nos fala algo, ela nos garante que independente do que acontecer, independente de que destino a vida tomar, aquele que prometeu e fiel para cumprir suas promessas! Glórias a Jesus por isso!

E continuando nossa história, José entendeu estas coisas. Não desanimou! Não, não vemos em momento algum ele duvidar do Senhor, mas Ele creu em suas promessas. E mais uma vez, naquela prisão, deu o seu melhor ali, e passou a possuir as chaves daquela cadeia, e ali era respeitado.

Amados, não precisamos questionar a Deus porque estamos passando por isto, mas precisamos crer que os planos de Deus vão se cumprir em nossa vida, e enquanto isto, eu faço a minha parte.

Aprendemos na bíblia que o que nos cabe fazer, devemos nos esforçar ao máximo que o Senhor nos ajuda, mas os impossíveis, nós deixamos para Deus!

Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito” (Gênesis 41 : 39-41)

Ou seja, sobre todos aqueles lá do começo da história. Que Deus maravilhoso é esse? Não precisamos contar os detalhes para saber que José fez algo que a bíblia nos manda fazer o tempo todo: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6 : 33) E é interessante aqui que Jesus cita as aves dos céus, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam, e o Pai não as deixa sem comer. Quanto mais diremos a respeito de cumprir as promessas que Ele mesmo fez! Pois é, José buscou o reino de Deus. Alguns podem perguntar como sabemos? E a resposta é simples, está no versículo anterior:

Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos por ventura, homem como este, em que há o Espírito de Deus?” (verso 38)

Logo, se estava cheio de Deus, com certeza o buscou, e muito neste tempo. Se Deus prometeu que tinha pensamentos maiores do que os nossos, pensamentos de paz, de prosperidade, ele também deu o caminho para isto acontecer. No começo, José estava apenas na frente de um longo caminho, em que o Senhor o ensinaria a receita do sucesso! E que sucesso! E esta receita, de buscar o seu Reino, o mesmo profeta Jeremias nos esclarece, quando Deus o usou:

Então, vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu vos ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” (Jeremias 29 : 12-13)

A palavra do Senhor é a mesma, não muda, e não passa, tudo pode passar, mas o Senhor e a sua palavra não passarão. Essa é a verdade de Deus para as nossas vidas. José fez o que Deus nos aconselha a fazer. Ele recebeu a promessa do Senhor, enfrentou as situações com fé buscando e procurando o Senhor, e qual foi o resultado? Simples:

Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor” (verso 14a).

Encontrou ao Senhor, encheu-se do seu Espírito, de sua Verdade, de sua retidão, e então as promessas do Senhor alcançaram a vida de José. Como diz o pastor na pregação do CD Deus de Promessas, “Eu não sigo as bênçãos, eu sigo a Deus. Mas pastor, por que não está seguindo as bênçãos? Porque estas certamente me alcançarão!”. E assim vimos na vida de José.

José era governador daquela terra; era ele quem vendia a todos os povos da terra; e os irmãos de José vieram e se prostraram rosto em terra, perante ele.” (Gênesis 42 : 6)

E ainda:

Então, se lembrou José dos sonhos que tivera a respeito deles…” (verso 9)

Queridos, vale a pena ir até o fim com Deus! Por isso não olhe para o homem, não se desvies nem para a esquerda, nem para a direita, não vire também uma estátua de sal olhando para trás, olhe somente para Deus. E no final, talvez mais pergunto que você imagina, aqueles que te condenaram por acreditar neste Deus que vos prego, vão ter que colocar binóculos para te olhar, porque essa é a vontade do Senhor!

Ricardo de Magalhães Cruz ( 19 de novembro de 2008 )
ricardo.dmc@gmail.com

Textos Bíblicos: Almeida Revista e Atualizada, e NVI.

Anúncios

Um comentário sobre “Eis que grande obra tenho Eu na tua vida

  1. Querido Irmão Ricardo,
    sou Viviane e moro no ES, estou passando por um momento bem próximo ao que foi relatado. Após um longo período de afastamento, retornei a casa do nosso Pai. Glória a Deus!!!!
    Pensei que tudo iria mudar para melhor e para a minha surpresa passo por grandes provações, e realmente por muitas vezes não consegui entender as situações e pensei:
    Poxa, isto vem acontecer justo agora que estou nos caminhos corretos?
    Mas o que vemos hoje, são preludios do que Deus fará no nosso amanhã. Aleluia!!!
    Suas palavras me ajudaram muito. Estava mesmo precisando de um sopro de animo.
    Que o Deus de Jóse´possa suprir, a seu tempo, todas as suas necesssidades.

    Obrigada pela linda palavras.

    Viviane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s