A Família de Jesus

Estive olhando a bíblia estes dias a respeito de Maria e a(o)s irmã(o)s de Jesus. Como todo bom curioso pelo assunto, apesar de não ser teólogo, gostaria de pesquisar sobre o contexto gramatical, qual ou quais palavras foram utilizadas para descrever o termo irmão, e ainda quais as possíveis traduções, mas meu ambiente de trabalho me impossibilita de fazê-lo no momento.

Já ouvi dizer que é somente uma palavra e que esta é possível ser traduzida tanto como irmão como primo (carece de fontes). Como todos já sabemos que toda o novo testamento foi originalmente escrito em grego, traduções do latim ou quem sabe aramaico ou hebraico não estão em questão.

Mas eu acredito que simplesmente a bíblia é o suficiente para resolver tal questão. Ela é a principal fonte. Da mesma maneira como foi possível concluir que todas as cartas e livros do novo testamento são textos em grego, devido a análise dos contextos escritos, como por exemplo as explicações de termos da cultura judaica, o que obviamente um judeu não explicará a outro judeu aquilo que ele já sabe, pretendo responder a questão analisando o contexto bíblico. Vamos lá:

Foi-lhe dito: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam (Lc 8:20-21).

Primeiro acho interessante grifar que Jesus equipara mãe e irmãos, e que por sua vez equipara estes aos que praticam a palavra de seu Pai. Ou seja, ele lança por terra os padrões terrenos e afirma os padrões celestiais, já arremetendo ao que seria e será, após a obra de salvação executada na cruz do calvário.

Em outras palavras, ele demonstra que sua família terrena só tinha alguma importância a Ele se antes, tivessem a importância espiritual. Seu pai ou sua mãe só teriam importância se tornassem irmãos dele como filho primogênito de um mesmo Pai, ou seja, se tivessem salvação.

Mesmo José sendo um homem bom, ou Maria, que a bíblia trata como mulher virtuosa, que achaste graça diante de Deus (Lc 1:30), só seria mãe, irmã ou irmão, se aceitasse a obra redentora de Jesus e nEle tivesse salvação de sua alma. Somente a aceitação de Cristo confere salvação, e nada mais, o que inclui ser achado como alguém de virtude perante Deus, e por isto, ser usado por Deus para sua obra, ou para o nascimento do Cristo. É claro que alguém com tamanhas qualidades e virtudes não passaria sem aceitar a obra de Deus que começara materialmente em seu ventre.

Outro ponto para abordagem (na qual pretendo aprofundar em outra ocasião, apesar de totalmente ligada ao que analisamos) se refere a questão da virgindade “eterna” de Maria. A palavra de Deus diz que ela concebeu a Jesus virgem para cumprir a predestinação profética:

Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco (Mt 1:22-23).

Depois disso, estava cumprido a profecia, e nada impedia de que Maria tivesse sua vida com José, homem de Deus, que o mesmo Deus unira em casamento, tendo outros filhos e dando continuidade a família. É justamente por ter tido outros irmãos que foi questionado em sua terra (Mt 13:55-56).

Quanto a palavra irmãos está dentro de um contexto. E este contexto é o que se fala por todo o novo testamento e não de maneira isolada. O novo testamento não fala de primos, fala de irmãos. Cristo fala sobre seus irmãos, aqueles que seriam seus irmãos, visto que estava para deixar de ser filho unigênito para tornar-se filho primogênito.

Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8:29).

Ser primo não significa ter grande importância familiar, quanto mais espiritual. Dizer que quem é primo é aquele que pratica a vontade de Deus não significa impactar aqueles que ouviram. É vazio, não diz nada.

Agora ouvir e praticar a palavra de Jesus significa tornar-se cristão. E aceitar a Cristo significa ter salvação.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16)”

E ter salvação significa receber o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! (Rm 8:15b).

Agora sim, tudo se encaixa, aquele que ouve e pratica a vontade de Deus (Lc: 8:20-21), aceita ao testemunho de Jesus e torna-se cristão (Lc: 10:16), quem aceita o seu testemunho recebe salvação (Rm 10:9), e com isto o espírito de adoção (Rm 8:15b), com este espírito a certeza que somos filhos de Deus (Rm 8:16) e portanto irmãos de Cristo Jesus (Rm 8:29).

Deixando agora um pouco de lado o contexto teológico a respeito de irmão, vemos na seguinte passagem a palavra irmãos dentro de um contexto que não faz muito sentido se substituirmos pela palavra primos:

Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem seus irmãos criam nele (Jo 7:3-5).”

Aqui fica claro mais uma vez que refere-se aos seus irmãos de fato. Irmãos são aqueles que moram juntos, que estão juntos, que conhecem verdadeiramente seu caráter. Quando é dito Pois nem seus irmãos criam nele está querendo dizer que nem os seus irmãos de sangue acreditavam nele, em outras palavras, está colocando aqui o cúmulo da descrença, nem seus próprios irmãos criam. Dizer que nem seus primos criam não quer dizer muita coisa. Tenho certeza que meus cunhados, meus amigos, chefes que tive, entre outros, conhecem e confiam muito mais em mim do que a maioria de meus primos, se não for pra dizer todos. Neste caso, não diria absolutamente nada.

Em todos os sentido, creio que possamos então concluir que as passagens referem-se a irmãos e não primos. Tiago, José, Simão, Judas (não o Iscariotes), irmãos de Jesus, irmãos.

“Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? (Mt 13:55-56)”

Ou seja, o pai, a mãe e os primos e primas? Não, o pai, a mãe, os irmãos e irmãs, a família terrena. Por que comparar uma pessoa com seus primos e primas para questionar milagres? Irmãs! Irmãos!…

Anúncios

4 comentários sobre “A Família de Jesus

  1. Essa verdade é mais do que aceitavél, porque representa uma realidade que está escrita e não podemos mudar as coisas de acordo com o interese de cada um. Não de se estranhar que certas doutrinas dirigidas pelo próprio satanás querem a qualquer custo mudar uma verdade que o senhor deixou escrita nas sagradas escrituras.Mas como o povo de Deus é sábio, eles não caem nessa mentira de satanáz.

  2. Engraçado que depois de tanto tempo deste comentário venho manifestar o meu conhecimento. Não sou exegeta, mas sou católica apostólica romana e o amigo fez um passeio bonito pela Bíblia, só que voce esqueceu de dizer que quem escreveu e publicou a sagrada escritura foi a Igreja Católica, como ela vai escrever algo que vai contra o seu entendimento? Não entendo porque voces insistem dar filhos a Maria. Deus diz em Gn 3, 15 e Ap. 12,13-17, e nós católicos somos esta descendência que a ama e nunca nos preocupamos se ela teve mais filhos porque temos Jesus na Eucaristia que é o Deus Vivo, só isso nos basta. “Tudo por Jesus nada sem Maria”.

    • :)
      Eu não gosto respostas que podem parecer faltar o respeito, mas esta foi demais! :)
      Primeiro, qual igreja católica escreveu o livro de Genesis por exemplo que você citou?
      Outra coisa, a versão que vocês utilizam, vulgata, foi escrita por qual apóstolo?
      Terceiro, se foi esta igreja que escreveu e ela vai escrever algo que não vai contra seu entendimento, me diga porque ao decorrer dos anos ela mudou o seu entendimento e aboliu dentro da instituição tantas apoios teológicos?
      A que se refere a Gn 3:15? Contextualize o que quer dizer.
      Você entende o significado desta mulher de apocalipse 12? Estudou apocalipse para entender o profundo significado que este capítulo e esta mulher tem?
      Ninguém faz passeio bonito na bíblia, a bíblia é feita pra ser estudada mesmo :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s